DestaqueMúsicaPrincipal

Festival Casarão promove ações formativas com Semana da Música

 Debates, palestras, workshops e shows fazem parte da programação totalmente gratuita

Por Guilherme Belém e Raíssa Fontes

Cartaz em tons de verde do evento “Semana da Música”, que acontece em Porto Velho, de 15 a 18 de Junho, e a logo do Festival Casarão 25 anos. Na parte inferior estão listadas as atividades: debates, palestras, workshops, shows.
A programação reúne diversos especialistas do ramo musical, tanto de Rondônia quanto do Brasil

Para celebrar seus 25 anos de história, o Festival Casarão realiza em Porto Velho, entre os dias 15 e 18 de junho, uma programação gratuita com workshops, mesas de debate, shows e sessão de autógrafos. As atividades antecedem a edição principal do evento, marcada para os dias 18 a 20 de junho, com participação de artistas, produtores e público voltado à cultura independente.

Para participar da Semana da Música, basta se inscrever pelo link. Nos shows de encerramento de cada um dos dias, a entrada é a doação de 1kg de alimento não perecível. As apresentações contam com bandas e artistas locais, além de artistas de outros estados como a banda potiguar Plutão Já Foi Planeta, que tocou neste domingo com mais 5 atrações no Grego Original.  

O guitarrista Matheus Beraldo, que toca com a banda Vandrin e Rafini no dia 17, destaca que o evento é importante por levar shows para pessoas que não têm o aporte financeiro para ir ao Festival Casarão, além de fomentar e aquecer a cena musical da cidade.

“Não é comum ter essas bandas diferentes dos covers. Vamos tocar música autoral e é muito bom alcançar essa galera, que vai conhecer coisas que antes não conhecia”, salienta Beraldo.

Fotografia colorida. Banda Plutão Já Foi Planeta tocando no palco do Grego Original. Da direita para a esquerda estão Gustavo Arruda, tocando o baixo com camiseta escura e óculos, Cyz Mendes, de vestido e estendendo a mão enquanto canta, e Sapulha Campos, de camiseta escura, tocando a guitarra elétrica.
Plutão Já Foi Planeta é uma das atrações que abrem a Semana da Música. A vilhenense Cyz Mendes é a vocalista da banda. Foto: Guilherme Belém

Já as ações formativas reúnem diversos especialistas do ramo musical para somar nas atividades, como detalha o produtor cultural e criador do festival, Vinícius Lemos. “Outros produtores de festivais virão também. Iremos fazer um encontro de produtores e jornalistas de fora que vêm cobrir”, explica Lemos. 

As mesas de debate acontecem no Teatro Banzeiros de segunda a terça, iniciando às 18h45. Entre os temas estão o de música autoral, estratégias para acesso a recursos das leis de incentivo à cultura, festivais e Jornalismo Cultural. Segundo Thiago Maziero, músico e um dos participantes do debate sobre música autoral, a discussão aborda o processo da criação das músicas como um todo, desde as inspirações e produção musical, até chegar no processo de circulação.

Para quem quiser uma programação prática, a School of Rock sedia workshops que visam formar artistas e pessoas interessadas em composição e gerenciamento de carreira, videoclipes e turnês pelo Brasil. No time de facilitadores estão o compositor e intérprete cearense, Daniel Groove, que já tocou nos palcos do Lollapalooza e no Circo Voador, o jornalista e videomaker Orlando Júnior, a banda Quilomboclada e os músicos Bado e Sandra Braids. Encerrando a programação, na quarta-feira, 18, as bandas Maglore e The Monic participam de uma sessão de autógrafos na School of Rock, a partir das 16h. 

A arrecadação de alimentos acontece durante toda a semana. O objetivo é promover ações que estimulem o público a desenvolver consciência social. Ítalo Cardoso, um dos produtores do evento, destaca a importância dessas iniciativas.

“Ao contribuir com alimentos, os espectadores não apenas participam do evento, mas também fazem parte de um movimento de solidariedade, reforçando a ideia de que cultura e responsabilidade social podem caminhar juntas. O festival se torna, assim, um espaço de conexão, onde cada gesto de apoio fortalece a comunidade e amplia o impacto positivo da arte”, afirma Cardoso.

A Semana da Música está firmada como espaço de debate e articulação, desempenhando um papel fundamental para a formação e o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura, ao reunir e capacitar diversos profissionais do setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo