DeekshaEspecialMeditaçãoReligião

DEEKSHA: doação de energia traz benefício à saúde de vilhenenses

por Jacqueline da Paixão

As pessoas estão cada vez mais ocupadas e estressadas em seu cotidiano, com assuntos pessoais ou de trabalho. O desacelerar desse ritmo vem muitas vezes através da meditação, que aumenta o volume do cérebro e ativa áreas importantes para benefícios à saúde. A Deeksha é uma dessas alternativas e pode ser encontrada em Vilhena desde 2018, sendo indicado para qualquer pessoa.

Conhecida como doação de energia, a técnica indiana é feita sempre em conjunto com a meditação. O propósito é contribuir com a iluminação própria de cada indivíduo. Charlene Rover trouxe a Deeksha para a cidade e a guia de forma gratuita em um ateliê no centro de Vilhena, nas noites de terça-feira. Dentre os benefícios, os mais comuns são: bem-estar do corpo e da mente, despertando a compaixão; redução da ansiedade; remoção de bloqueios e cargas emocionais; liberação de traumas; contenção de raiva e estresse; aumento da capacidade de memorização e concentração; e harmonia para relacionamentos.

Essa transmissão de energia é feita por uma doadora, que precisa fazer um curso para guiar a Deeksha. O processo acontece em uma sala silenciosa com colchonetes em forma de roda, onde os praticantes se acomodam para iniciar a meditação. Depois, com os praticantes ainda de olhos fechados, a doadora inicia a transmissão de energia. A forma mais comum é pela imposição das mãos do doador sobre o topo da cabeça do participante. Para a praticante Mayara Del Pino, de 33 anos, a meditação e a Deeksha trouxeram muitos benefícios para sua vida. “Comecei a praticar a Deeksha e consegui entender mais as pessoas, a me colocar no lugar do outro e acabou significando muitas coisas”, conta.

Charlene Rover frequentou uma escola na Índia para aprender as técnicas que a tornaram apta a transferir energia e também a ensinar outras pessoas a serem doadoras. A doadora Gisele Silva fez o seu curso em 2018 e agora elas trabalham juntas no ateliê. Segundo Silva, uma das principais dúvidas sobre a Deeksha é sua filiação religiosa. “Ao contrário do que as pessoas pensam, a Deeksha não tem nenhuma relação com religião. Qualquer pessoa pode praticá-la, em qualquer lugar. A pessoa pode ter sua religião e meditar, não ter religião e meditar também”, explica.

[metaslider id=1126]

Morcegada

Site jornalístico supervisionado pelo professor e jornalista Allysson Viana Martins, vinculado ao Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo