EspecialPrincipalUNIRUniversidade

Alunos da Unir ganham em 5 categorias do Expocom Norte e são classificados para a etapa nacional do prêmio

Neste ano, a fase nacional acontecerá em Vitória, de 1 a 5 de setembro.

Por Raíssa Fontes e Guilherme Belém

Colagem de fotos com os ganahdores da unir no expocom norte
Trabalhos ganhadores da Unir no Expocom Norte

Nos dias 28 a 30 de maio, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir) concorreram na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) em 13 categorias e garantiram cinco projetos vencedores no prêmio que expõe produções experimentais de estudantes da área da Comunicação. O resultado saiu no último dia do XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, que aconteceu de forma online e contou com a realização de palestras, oficinas e outras premiações.

Os produtos ganhadores foram Porto Bera (Alana Bentes) em PRODUÇÃO JORNALÍSTICA PARA MÍDIAS SOCIAIS, 321 REC (Joshua Rodrigues Lacerda) em PROJETO DE EXTENSÃO, A Invisibilidade do TDAH nas Mulheres (Jéssica Arrais) em HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, Avenida 7 de Setembro (Alisson Branco) em REPORTAGEM EM ÁUDIO/ RADIOJORNALISMO e Roseli (Jeovana Teles) em  ENSAIO FOTOGRÁFICO ARTÍSTICO.

Para a professora do curso de Jornalismo da Unir, e ganhadora do Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social (modalidade ensino), Evelyn Morales, o Congresso contribui para a construção do percurso profissional dos alunos.

“É muito importante ter essa conexão com pessoas fora da realidade da nossa universidade, com movimentos reais de lutas por direitos sociais. Os estudantes vão para o mundo do trabalho e ter estas vivências amplia a percepção de sociedade e estimula um outro olhar sobre seu compromisso social na prática da atividade informativa”, comenta Morales.

O Expocom Norte é a fase regional do prêmio entregue pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e tem como objetivo estimular a produção científica de profissionais atuantes no mercado, pesquisadores e recém-graduados em Comunicação. Os encontros acontecem inicialmente nas cinco regiões do país e, após as premiações, é realizado um Congresso Nacional, que reúne participantes de todo o Brasil e até do exterior. Neste ano, a fase nacional acontecerá em Vitória, de 1 a 5 de setembro.

O professor e pesquisador da Unir, Samilo Takara, ressalta a importância das pesquisas universitárias e como as trocas de experiências ampliam o conhecimento. “É muito importante para mim acompanhar as trocas entre pesquisadoras e pesquisadores em diferentes momentos da formação. Assim, a oportunidade de coordenar um Grupo de Trabalho (GT), ainda mais com o Prof. Rodrigo Casteleira, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/Unir), e discutirmos sobre a produção de subjetividades da mídia, nas artes e na Educação é uma alegria! Ter contato com as produções de graduandas/os e mestrandas/os nos oferece um horizonte de pesquisa para pensarmos a Comunicação na Contemporaneidade”, resume Takara. 

Para além do diálogo acadêmico entre estados, a premiação é um reconhecimento dos esforços dos alunos rondonienses de comunicação. Alisson Branco, que ganhou com um trabalho que aborda a história da Avenida 7 de Setembro, afirma a importância de participar de prêmios como este e o sentimento de, na primeira vez concorrendo, ser premiado.

“Nós conseguirmos chegar nesse patamar é uma conquista muito grande. Eu estou extremamente feliz, principalmente por representar a minha turma e representar a Unir em uma premiação nacional. Quem sabe a gente traz o prêmio nacional, será motivo de muito orgulho para mim e para a minha turma, nós iremos comemorar como se fosse a vitória de uma pessoa só. Então, está sendo incrível, está sendo incrível. Mesmo”, enfatiza Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo