Novembro Azul conscientiza sobre a importância de exames na próstata
por Daiane Maduro e João Regert Neto
O mês de novembro é marcado, no Brasil e no mundo, por diversas campanhas voltadas à saúde dos homens, com atenção especial à prevenção do câncer de próstata. As mobilizações iniciaram na Austrália, no ano de 2003, com o nome de Movember, junção das palavras Moustache (bigode, em inglês) e November (novembro). Hoje, elas se espalham por vários países, em todos os continentes. “Todos os anos, os urologistas, especialistas que mais atuam na área, também tentam divulgar na mídia a campanha, promovendo até palestras em alusão ao Novembro Azul”, contou Niton Migiyama.
+ Câncer de próstata aparece como segundo que mais atinge homens
+ Nilton Migiyama: médico aponta problemas e tratamento na próstata
Movember também é o nome de uma fundação criada pelos mesmos idealizadores do movimento. Em seu início, em 2003, contava com apenas 30 integrantes, mas hoje alcança cerca de 20 países e totaliza mais 4 milhões de membros. A fundação já mobilizou cerca de 580 milhões de dólares para financiar aproximadamente 770 projetos, todos relacionados à saúde masculina, conforme o site da instituição Movember Foundation.
No Brasil, através de ações da Sociedade Brasileira de Urologia e entidades como o Instituto Lado a Lado pela Vida, o movimento ganhou o nome de Novembro Azul. Faz-se uma referência ao Outubro Rosa, que enfatiza a saúde da mulher. Desde 2005, são promovidas campanhas em prol da saúde do homem, em especial a conscientização de exames de rotina, ao detectar até doenças como câncer de próstata. Atualmente, este é o tipo de câncer mais comum que afeta os homens, excetuando os melanomas (câncer de pele).
O câncer de próstata protagoniza as campanhas e os cuidados durante o Novembro Azul. No total, são mais de 60 mil casos diagnosticados por ano, o terceiro maior número de mortes causadas por doença em homens. Apenas o câncer de pulmão e o câncer colorretal causam mais vítimas masculinas. Além disso, o câncer de próstata é o 6º maior em número de ocorrências no mundo todo.




Pingback: Câncer de próstata aparece como segundo que mais atinge homens – MORCEGADA