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Porto Velho troca Comcard pelo Bipay: revolução ou dor de cabeça para usuários?

Por Gustavo Moret, Vinicius Amaral e Vitoria Rialry

 Fotografia colorida. As mãos de uma pessoa seguram um celular . A tela exibe o logo do aplicativo "Bipay" com fundo branco. Ao fundo, há uma janela com vista para árvores e prédios residenciais.
A plataforma digital “bipay” tem se tornado uma ferramenta essencial para a mobilidade urbana.
Foto: Vinícius Amaral

O transporte coletivo de Porto Velho passou por uma mudança importante em 1º de julho de 2025. A Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), colocou em operação a nova plataforma de bilhetagem eletrônica, a Bipay, que substitui o atual cartão Comcard.

O objetivo da mudança é tornar o uso do transporte público mais rápido, moderno e acessível. O atual sistema foi desativado no dia 30 de junho. A partir de julho apenas a Bipay será aceita para embarque nos ônibus. A nova plataforma oferece uma série de facilidades para os usuários, como pagamento por Pix, uso do cartão digital com QR Code, além de recargas por boleto bancário e cartão de crédito.

Para começar a usar o novo sistema, o passageiro deve realizar o cadastro no aplicativo Bipay, disponível gratuitamente para celulares. Pelo aplicativo é possível acompanhar o saldo, o histórico de viagens, fazer recargas e gerar o QR Code que será utilizado na catraca do ônibus como forma de pagamento — sem precisar mais do cartão físico, se o usuário assim preferir.

Mesmo assim, quem quiser ou precisar continuar usando um cartão físico poderá solicitá-lo gratuitamente em três pontos de atendimento:

Tudo Aqui – Centro

Tudo Aqui – Porto Velho Shopping

Praça CEU – Bairro JK

Mapa da cidade de Porto Velho, Rondônia, destacando três pontos principais para atendimento ao público relacionados à troca do cartão de transporte público. Os pontos sinalizados são: Tudo Aqui - Sete de Setembro (localizado na área central, próximo ao rio Madeira), Tudo Aqui - Porto Velho Shopping (na zona Leste), e CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado (na zona Sul da cidade). Também está marcado o Skate Parque como ponto de referência central, ao lado da Avenida Guaporé.
Mapa com os três pontos de atendimento para solicitação e troca do cartão de transporte público em Porto Velho: Tudo Aqui – Sete de Setembro, Tudo Aqui – Porto Velho Shopping e CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado.
Imagem: Google Earth

Além da praticidade nas recargas, o novo sistema também traz melhorias tecnológicas: validadores mais rápidos nos ônibus, notificação por e-mail ou SMS sobre o uso do cartão e uma interface acessível para pessoas com deficiência visual.

De acordo com o gerente da Divisão de Serviços de Transportes da Semtran, Neilton Reis, essa modernização é uma etapa necessária para evolução do transporte coletivo em Porto Velho.

Homem de pele clara, cabelos curtos e grisalhos, usa óculos e uma camisa social rosa. Ele está sendo entrevistado, com um celular próximo ao rosto gravando suas falas. Ao fundo, há árvores, gramado e estruturas metálicas, em ambiente ao ar livre.
O Gerente da Divisão de Serviços de Transportes da Semtran durante entrevista sobre o novo sistema de bilhetagem digital, afirma que novo sistema oferece autonomia e rapidez para a população.
Foto: Ascom/Semtran

“A nova plataforma oferece autonomia, rapidez e mais opções para o usuário. Com o cartão digital, por exemplo, a pessoa não precisa mais ficar preocupada em esquecer o cartão em casa. E com o Pix, a recarga é instantânea. Tudo isso torna a experiência do passageiro mais eficiente”, detalha Reis.

Pessoa segura um celular mostrando uma lista de rotas e horários de ônibus no aplicativo da COM Porto Velho. A tela exibe linhas coloridas com destinos e horários. Ao fundo, através da janela, vê-se árvores e um estacionamento.
Aplicativo exibe em tempo real as linhas disponíveis, horários de ônibus e trajetos urbanos da cidade de Porto Velho.
Foto: Vinícius Amaral

Usuários que já fizeram a migração relatam experiências diferentes. A aposentada Maria Rosa, 61, trocou o cartão na última semana.

“Fui trocar e fui bem atendida. Teve um pouco de fila, mas a equipe me ajudou. Dizem que o novo cartão é mais rápido. Eu ainda tenho um pouco de dificuldade porque não mexo muito com celular, mas vou aprender. E caso não aprenda, irei continuar usando o cartãozinho”, confessa Maria Rosa.

Já o estudante Lucas Mendes,17, elogiou a nova tecnologia, “Realizei o cadastro, tudo muito rápido e prático, usei o aplicativo para ver meu saldo e achei tudo muito moderno. Aguardando a próxima semana para poder testar na prática.”

A auxiliar de serviços gerais Kilvia Esteves, 39, por outro lado, relata que a primeira experiência não foi das melhores, “Fiz meu cadastro, mas quando fui passar na catraca não estava válido e tive que entrar pela porta de trás do ônibus. Fui até a Praça Céu para verificar o que estava errado, aguardei mais de 1 hora e meia para ser atendida e enfim conseguiram solucionar meu problema.”

Fotografia colorida. Ônibus urbano azul da Companhia de Ônibus Municipal (COM) de Porto Velho está parado na rua com passageiros ao lado. O ônibus tem propaganda no vidro traseiro e número 02.026. À esquerda, uma loja chamada "Atacado Vest Bem". À direita, pessoas andam na calçada.
Ônibus da Companhia de Ônibus Municipal (COM) de Porto Velho realiza embarque e desembarque de passageiros em ponto localizado no centro comercial da capital rondoniense.
Foto: Ascom/Semtran

Para garantir que ninguém fique sem atendimento, a Prefeitura e a Comcard estão promovendo uma campanha educativa com vídeos, panfletos e equipes nos terminais de ônibus. Agentes de apoio estão à disposição para orientar a população sobre como usar o novo sistema, seja com o cartão físico ou digital.

A Semtran reforça que a troca é gratuita e que nenhum usuário perderá seu saldo, desde que faça a migração até 30 de agosto.

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