Porto Velho troca Comcard pelo Bipay: revolução ou dor de cabeça para usuários?
Por Gustavo Moret, Vinicius Amaral e Vitoria Rialry

Foto: Vinícius Amaral
O transporte coletivo de Porto Velho passou por uma mudança importante em 1º de julho de 2025. A Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), colocou em operação a nova plataforma de bilhetagem eletrônica, a Bipay, que substitui o atual cartão Comcard.
O objetivo da mudança é tornar o uso do transporte público mais rápido, moderno e acessível. O atual sistema foi desativado no dia 30 de junho. A partir de julho apenas a Bipay será aceita para embarque nos ônibus. A nova plataforma oferece uma série de facilidades para os usuários, como pagamento por Pix, uso do cartão digital com QR Code, além de recargas por boleto bancário e cartão de crédito.
Para começar a usar o novo sistema, o passageiro deve realizar o cadastro no aplicativo Bipay, disponível gratuitamente para celulares. Pelo aplicativo é possível acompanhar o saldo, o histórico de viagens, fazer recargas e gerar o QR Code que será utilizado na catraca do ônibus como forma de pagamento — sem precisar mais do cartão físico, se o usuário assim preferir.
Mesmo assim, quem quiser ou precisar continuar usando um cartão físico poderá solicitá-lo gratuitamente em três pontos de atendimento:
Tudo Aqui – Centro
Tudo Aqui – Porto Velho Shopping
Praça CEU – Bairro JK

Imagem: Google Earth
Além da praticidade nas recargas, o novo sistema também traz melhorias tecnológicas: validadores mais rápidos nos ônibus, notificação por e-mail ou SMS sobre o uso do cartão e uma interface acessível para pessoas com deficiência visual.
De acordo com o gerente da Divisão de Serviços de Transportes da Semtran, Neilton Reis, essa modernização é uma etapa necessária para evolução do transporte coletivo em Porto Velho.

Foto: Ascom/Semtran
“A nova plataforma oferece autonomia, rapidez e mais opções para o usuário. Com o cartão digital, por exemplo, a pessoa não precisa mais ficar preocupada em esquecer o cartão em casa. E com o Pix, a recarga é instantânea. Tudo isso torna a experiência do passageiro mais eficiente”, detalha Reis.

Foto: Vinícius Amaral
Usuários que já fizeram a migração relatam experiências diferentes. A aposentada Maria Rosa, 61, trocou o cartão na última semana.
“Fui trocar e fui bem atendida. Teve um pouco de fila, mas a equipe me ajudou. Dizem que o novo cartão é mais rápido. Eu ainda tenho um pouco de dificuldade porque não mexo muito com celular, mas vou aprender. E caso não aprenda, irei continuar usando o cartãozinho”, confessa Maria Rosa.
Já o estudante Lucas Mendes,17, elogiou a nova tecnologia, “Realizei o cadastro, tudo muito rápido e prático, usei o aplicativo para ver meu saldo e achei tudo muito moderno. Aguardando a próxima semana para poder testar na prática.”
A auxiliar de serviços gerais Kilvia Esteves, 39, por outro lado, relata que a primeira experiência não foi das melhores, “Fiz meu cadastro, mas quando fui passar na catraca não estava válido e tive que entrar pela porta de trás do ônibus. Fui até a Praça Céu para verificar o que estava errado, aguardei mais de 1 hora e meia para ser atendida e enfim conseguiram solucionar meu problema.”

Foto: Ascom/Semtran
Para garantir que ninguém fique sem atendimento, a Prefeitura e a Comcard estão promovendo uma campanha educativa com vídeos, panfletos e equipes nos terminais de ônibus. Agentes de apoio estão à disposição para orientar a população sobre como usar o novo sistema, seja com o cartão físico ou digital.
A Semtran reforça que a troca é gratuita e que nenhum usuário perderá seu saldo, desde que faça a migração até 30 de agosto.