AquaponiaDestaque

Técnica de cultivo de hortaliças causa baixo impacto ambiental

por Kellen Soares

A aquaponia desperta interesse dos agricultores por causa das suas inovações e dos favorecimentos ao meio ambiente. O processo permite a criação de peixes junto à plantação de hortaliças. A técnica consiste na água dos peixes que é reaproveitada para cultivar as plantas e em seguida retornar ao tanque. Além de evitar desperdícios, essa água se torna rica em composição orgânica por causa dos peixes.

Ecossistema aquapônico. Produção: Kellen SoaresCom pouco gasto de água e sem produtos agrotóxicos ou outros métodos químicos, a aquaponia aparece como uma técnica atrativa aos agricultores que estão cada dia mais focados em saúde e bem estar. Se comparar com a produção convencional de hortaliças, o sistema gera economia de aproximadamente 90% de água, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em Vilhena, o produtor Weliton Lima se tornou adepto a esta técnica há um ano. Segundo Lima, já possui resultados positivos em sua plantação de agrião. Os seus gastos diminuíram, pois água está mais barata e não compra mais agrotóxicos. “A economia foi visível”, disse.

O engenheiro agrônomo, Gustavo Nobrega, ressalta a importância deste processo por causa não apenas da economia, mas também da não poluição do meio ambiente. Segundo Nobrega, existe uma resistência entre os produtores pela aquaponia por ela ter chegado há pouco ao Brasil. Com o passar do tempo e experimentação de mais produtores, o sistema será mais aceito, especialmente pela ausência dos agrotóxicos.

Em 2011, uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso alerta para o problema de consumir produtos com agrotóxicos. A investigação dos leites das mães em período de amamentação aponta que havia contaminação por agrotóxicos em 100% das amostras. Com os brasileiros em busca de uma maior qualidade de vida e de prevenção doenças, consumidores mais conscientes devem exigir dos produtores novas formas de produção de alimentos.

Morcegada

Site jornalístico supervisionado pelo professor e jornalista Allysson Viana Martins, vinculado ao Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo