Combate à obesidade: aula de ritmus auxilia mulheres na perda de peso
por Pâmela Caetano
A obesidade cresceu cerca de 20% no país e o sobrepeso já é identificado em 50% da população nacional, de acordo com a Agência Brasil. Na capital de Rondônia, 58,8% da população é obesa, segundo o Ministério da Saúde. Em Vilhena, para reduzir o peso e evitar maiores danos à saúde, as mulheres investem nas aulas de ritmus.
Com ajuda da dança e da reeducação alimentar, a empresária Silvana Vakiuti, de 38 anos, eliminou mais de 40 kg. “Eu sempre fui gordinha, e desde os meus dezoito anos sofria com meu peso. Cheguei a pesar 110 quilos e hoje, depois de um ano que inicie na dança, peso 67”, relatou. Hoje viciada em ritmus, praticando regularmente a dança, já teve como maior vício a comida. “As pessoas se matam o tempo todo, umas bebendo e outras fumando, e eu me matava com comida. Foi assim até eu entender que a perda de peso deveria partir de dentro de mim”, relatou.

Maria Van Dentz, de 46 anos, assim como Silvana, teve a dança como sua aliada na perda de peso. Em apenas um ano, ela emagreceu mais de 30 quilos. “Eu tive a colaboração da minha família, das aulas de ritmus e da reeducação alimentar. A dança me transformou em uma nova mulher”, garantiu.

A nutricionista Djeniffer Santini ressalta a importância de se ter uma alimentação adequada, quando se prática qualquer atividade física. “A alimentação é prevenção e longevidade com qualidade de vida. Comer bem é manter em equilíbrio um bom funcionamento do corpo”, alertou.
As aulas de ritmus foram essências no processo de emagrecimento de Silvana e de Maria. Elas envolvem danças como axé, funk, sertanejo, forró, salsa e danças latinas. A prática é indicada para pessoas de todas as idades, desde que tenham liberação médica, segundo Paula Martins, formada em jazz e Educação Física. Martins afirma que, em uma hora de aula, é possível adquirir muitos benefícios. “É possível trabalhar a respiração, circulação sanguínea, flexibilidade, coordenação motora, além de auxiliar na perda de peso e de ser uma das poucas atividades físicas que evitam lesões”, disse.
Os benefícios vão para além de um corpo definido. “O ritmus proporciona mais que a conquista de um corpo bonito, colabora diretamente com a autoestima da mulher. Muitas vezes, elas chegam para as aulas cabisbaixas e é até mesmo com lágrimas nos olhos. A dança faz com que elas esqueçam por pelo menos 1h tudo o que está acontecendo lá fora”, explicou o instrutor de dança Gilmar Adolfo.
Muito interessante todas as opções oferecidas. Além de ocupar o tempo ,oferecem ganhos lucrativos e benefícios a saúde física e mental das pessoas.Excelente!!!
Sim, muitos benefícios envolvidos 😉